terça-feira, 23 de setembro de 2008

Hawk's Cliff - América do Norte

Fotografia de Leigh-Anne Tyson - Hawk's Cliff


Hawk's Cliff é uma área de preservação natural de migração de aves na América do Norte. A migração começa em finais de Agosto e meados de dezembro. Aves como falcões, gaviões, corvos e até borboletas migram para esse fantástico paraíso.

Fotografia de Leigh-Anne Tyson.

Lago Mush-A-Mush - Canadá

Leigh-Anne Tyson - Lago Mush-A-Mush - Canadá
Um ótimo lugar para recreação familiar, ou se preferir, para curtir uma boa leitura a beira do lago. Um bela paisagem canadense.

Fotografia de Leigh-Anne Tyson.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Minor White

Esta linda foto de paisagem é do fotógrafo americano Minor White. À primeira vista, é difícil reconhecer as várias árvores brancas que compõem a foto. Brancas, ao menos, no filme preto e branco, confundem-se com o céu, e fazem dessa imagem uma grande brincadeira de cores. Não ficaria melhor em cores, jamais!
[Foto] Minor White - Poplar Trees
Minor White propõe que a mente do fotógrafo permaneça em branco para que este esteja sensibilizado para o “ver” e “encontrar” . Como no livro Zen in the Art of Archery (Zen na Arte do Arqueiro) de Eugen Herrigel - que serviu de guia para White e outros fotógrafos como Cartier-Bresson - onde o arqueiro deve alcançar o branco mental para acertar o alvo.
Só é possivel imaginar qual o "alvo" mirado por White mas, durante o processo, se pode admirar uma lindíssima foto de paisagem!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Valentijn Münzer : Rotorua, New Zealand

O termalismo é frequentemente considerado como a fase terminal de um vulcanismo em processo de envelhecimento. Na Nova Zelândia, ao contrario, as manifestações termais em vulcões ativos estão intimamente associadas, como mostra a foto de Valentijn Münzer.




Ao redor dos jatos intermitentes de água fervendo, formam-se concentrações calcárias que frequentemente se espalham, formando esse cenário belíssimo.

Mark Godden : Haytor Rocks, Dartmoor in South Devon

[foto] Haytor Rocks

No coração de Devonshire, no Dartmoor, no sudoeste da Inglaterra os Haytor Rocks erguem sua imponente silhueta, dividindo essa massa rochosa em grandes blocos quadrangulares, devido sua forma regular de erosão dos granitos num maciço antigo, lembrando um antigo castelo....

Uma foto espetacular de Mark Godden.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ansel Adams: Estrada de Nevada

[Foto] Ansel Adams Estrada de Nevada

Ansel Adams é o capitão das fotos de paisagem. Suas magníficas imagens são reproduzidas pelo mundo todo e, no Brasil, até em quebra-cabeças. Sim, se você vir, em uma loja, um quebra-cabeças com uma paisagem em preto e branco, tem grandes possibilidades de que aquela foto seja do Sr. Adams.

A Estrada de Nevada é, de longe, a minha favorita. Mas nem por isso é a melhor.

As fotos de Ansel são dificílimas de serem tiradas, principalmente se mantivermos em mente que, naquela época, as câmeras não eram digitais, e exigiam longa exposição (alguns segundos, pelo menos).

Colocar uma câmera no alto de um penhasco e não tremer, não é pra qualquer um, não. Mas o que me encanta nessa foto não é a dificuldade de ser tirada - afinal, é uma estrada -, mas as cores. Em 1930 não existia photoshop com "color balance", ou "hue/saturation", e olhe esses tons de cinza! Os tons das nuvens, da estrada...

Henri Cartier-Bresson: En Brie

[Foto]Henri Cartier-Bresson En Brie
Para inaugurar um blog de fotografias, seja de que tipo for, nada melhor do que Henri Cartier-Bresson. Simplesmente um dos melhores fotógrafos do mundo, na minha opinião. Esta é sua fotografia chamada "En Brie". Ela faz parte do livro: "Henri Cartier-Bresson: city and landscapes" (HCB: cidade e paisagens).
Essa é uma daquelas fotos em que você pensa: como que eu não pensei nisso antes? É, normalmente, uma imagem de algo que você vê frequentemente, e não consegue visualizar aquela paisagem como uma fotografia, um recorte. Ruas como essa são comuns na Europa, mesmo que no Brasil não as vejamos com tanta frequência. Mas, só alguém com o talento de Cartier-Bresson conseguiu fazer essa foto. Linda!