quinta-feira, 1 de maio de 2014

Étretat, musa de pintores, escritores e cineastas

O pôr-do-sol ilumina as falésias de Étretat. Fonte.

Étretat é uma comuna do departamento da Seine-Maritime, na região da Alta Normandia, France. Conhecida por suas belíssimas falésias, a região é protegida pelo Ministério da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável da França.
As falésias de Étretat cobertas de branco no inverno. Fonte.

A população da municipalidade somava pouco menos de 1500 pessoas no censo de 2011.
Uma pequena localidade em uma paisagem exuberante. Fonte.

Outrora uma modesta vila de pescadores, Étretat se desenvolveu para tornar-se uma estação balneária de renome internacional, atraindo visitantes do mundo inteiro.
Uma rua em Étretat. Fonte.

O aspecto excepcional, intocado, de suas falésias de giz branco e de suas praias de seixos acinzentados inseriram a pequena localidade no circuito do turismo internacional.
Passeando no calçadão em frente à praia. Fonte.

Diversos artistas de renome internacional também contribuíram para a popularidade de Étretat, incluindo pintores como Gustave Courbet, Eugène Boudin e Claude Monet, além de escritores como Gustave Flaubert, Guy de Maupassant e Georges Simenon.
Falésias de calcário branco. Fonte.

A mais famosa menção literária a Étretat é do escritor Maurice Leblanc, que ambientou no local a aventura "L'Aiguille creuse" ("A Agulha Oca") de seu mundialmente conhecido personagem, o "ladrão de casaca" Arséne Lupin.
Formações rochosas em pleno mar. Fonte.

A economia da cidade é essencialmente dependente do turismo, que alimenta o comércio local.
Um passeio noturno à beira da praia. Fonte.

A cidade têm algumas mansões e castelos notáveis, como a "Clos Lupin" ("Esconderijo de Lupin"), ex-residência do escritor Maurice Leblanc, a "Manoir de la Salamandre" ("Mansão da Salamandra") e o "château des Aygues" ("Castelo dos Aygues"), que foi residência de verão das rainhas de Espanha Maria Cristina e Isabel II.
Étretat: mar e rochas. Fonte.

A fotogenia de Étretat, que você pode conferir neste artigo, também lhe rendeu diversas aparições no cinema, incluindo "Lucy" (2014), de Luc Besson, "Incognito" (2009), de Éric Lavaine, e "Arsène Lupin" (2004), de Jean-Paul Salomé.
Visões celestiais em Étretat. Fonte.

Nenhum comentário: