sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Cataratas Havasu (Havasu Falls) - Arizona - EUA

As Cataratas Havasupai se localizam no estado do Arizona, Estados Unidos. Trata-se de uma queda d’água de cor esverdeada, oculta no coração do Grand Canyon, próxima ao local onde vive o povo Havasupai.

Por se tratar de um santuário protegido por uma reserva indígena, somente 300 a 400 pessoas obtêm anualmente permissão para visitar o local, através de um sistema de loterias estadual na cidade de Kanab, no estado americano do Utah.

O nome Havasupai, ou “Havasuw `Baaja”, significa “povo das cataratas verdes”, em referência à cor esmeralda das águas. Os Havasupai habitam a região do Grand Canyon desde sua mais remota origem.

Em 1919, com o estabelecimento do Parque Nacional do Grand Canyon, o território da tribo foi restrito a pouco mais de 2 km². Desde então, os Havasupai recuperaram para sua reserva o direito aos mais de 760 km² de seu território original.

O Havasu Canyon é conhecido internacionalmente por suas águas azuis-esverdeadas e quedas de água espetaculares adornadas com colunas de travertino, prateleiras e saias. A topografia das áreas do planalto varia desde ondulações e declives suaves até escarpas de afloramentos do calcário kaibab.

Os Havasupai extraem toda a sua renda da exploração turística de seu território, de modo que impõem severas regras aos visitantes, exigindo que não levem bebidas alcoólicas, drogas, armas e animais de estimação, e que recolham o próprio lixo.

Até 1910, havia no local múltiplas quedas d’água, formando um conjunto batizado como “Cataratas Véu de Noiva” (confira na foto 3). Porém, devido ao efeito das enxurradas, formou-se um sulco por onde hoje as águas escorrem, na maior parte do tempo, em um único fluxo.

Foto 1 - Foto da queda d'água Havasu e da piscina natural verde esmeralda.
Foto 2 - O rio Havasu
Foto 3 - Este registro, anterior a 1910, mostra as cataratas desaguando em múltiplos fluxos, fazendo jus ao apelido "Véu de Noiva".
Foto 4 - A queda d'água, vista de cima.
Foto 5 - Grande concentração de carbonato de cálcio confere às águas do Havasu a sua típica coloração esverdeada.
Foto 6 - A região como um todo é de uma beleza estonteante!

Créditos das imagens:
001: https://waterfallsofthegrandcanyon.com/havasu-falls/havasupai-waterfalls/
002: https://golakehavasu.com/activity/tours-search-map/arizona-getaway-trips/havasu-falls/
003: https://en.wikipedia.org/wiki/Havasu_Falls#/media/File:Bridal_Veil_Falls,_Havasu_Canyon,_Grand_Canyon,_ca.1900_(CHS-4597).jpg
004: https://www.nps.gov/grca/planyourvisit/havasupai.htm
005 e 006: http://visithavasufalls.com/havasu-falls-photos/
007: https://lasportsnet.com/Sport/League/5063

Nenhum comentário: